sábado, 4 de junho de 2011

Arycl� de Castro Muniz (1928-2011)

A CADEIRA NO PENHASCO est� de luto pelo falecimento de sua grande inspiradora, minha querida av� paterna Arycl�, cujo falecimento consternou a todos - seu esposo, filhos, netos, bisnetos e amigos - na noite do dia 2 de junho.

Keka, como era conhecida por todos, foi exaustivamente pranteada por todos aqueles, queridos, que visitaram a capela 3 do Cemit�rio Municipal de Curitiba, ontem. O dia frio, mas com muito sol, foi digno de uma despedida memor�vel a uma mulher singular.

Professora, Keka fez hist�ria com sua irm� Glacy, lecionando no antigo Grupo Escolar Becker e Silva, antigo educand�rio do bairro da Ronda, em Ponta Grossa. L� ocupou-se de v�rias gera��es, tornando-se inesquec�vel por sua capacidade, humanidade e dedica��o.

Formada pedagoga j� na meia-idade, pela UEPG, Dona Keka ainda teve for�a e disposi��o para cursar uma p�s-gradua��o em Educa��o Especial para Deficientes, especialmente os privados da vis�o. Ela pr�pria s� contava com a vis�o de um olho, o que n�o a impediu de, ao longo dos anos, passar para o Braille verdadeira biblioteca, feita � m�o com grande sacrif�cio pessoal, em um tempo em que este era um trabalho artesanal, quase sobre-humano.

Violonista de voz doce e forte; intelectual de m�ltiplos recursos e interesses; internauta de primeira hora (e apaixonada); m�e, av� e bisav� extremada, Keka era uma mulher absolutamente moderna.

Sua vontade de viver e de estar com os seus (e eram muitos os que a amavam) sempre possibilitou reviravoltas inesperadas em seus problemas de sa�de, o que torna sua partida, malgrado o peso da idade e de anos de sofrimento cl�nico, intensa, triste e inesperada. Ela nos acostumou mal, dizia ontem em seu vel�rio, fez-nos acreditar que era imortal.

E �, creio eu, pois vive em cada um dos que a conheceram e amaram. Permanece como um exemplo de vida proba, �til � sociedade e aos seus, intelectualmente vibrante e produtiva. Sua amor a tudo que � vivo, sua capacidade de entender e adaptar-se �s mudan�as hist�ricas, e sua profunda humanidade, ajudam-nos a prosseguir, por mais que a perda, e a saudade, sejam desde j� eternas.


* * *


Agrade�o de cora��o, em meu nome e de minha fam�lia, a calorosa maneira com que todos os que estiveram conosco na data de ontem nos acolheram e consolaram


E agrade�o especialmente ao Sr. Francisco Muniz, meu querido av�, por todo seu carinho e dedica��o � Keka e � nossa fam�lia. Na data de seu anivers�rio, tenho certeza de que, esteja onde estiver, minha av� festeja, junto com Seo Chiquinho e todos os que est�o l�, agora, no s�tio em Campina Grande do Sul, seu 83� anivers�rio.


* * *

FOTO: Dona Keka em sua �ltima visita a Ponta Grossa, com o bisneto Thomas. Ch�cara Igup�, fevereiro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário